A falta de motivação pode estar relacionada a uma série de fatores, tais como:
Desorganização, falta de rotina, frustração, insegurança, falta de atividade física; desregulação do sono, dentre outros fatores. Esse tem sido um tema recorrente no meu direct.
Por conta disso, resolvi trazer algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.
1- Defina objetivos claros e pense na razão pela qual você está estudando.
2- Estabeleça metas realistas para cumprir os objetivos estabelecidos. Mantenha o foco e crie gatilhos para que evoque o motivo de estar ali, naquele momento estudando.
3- Crie recompensas para cumprir o seu planejamento de estudos. Dedicação, constância são essenciais nesse processo, porém o equilíbrio entre o estudo, o descanso e o lazer são fundamentais. Crie recompensas que te gerem alegria.
4- Não seja refém das dificuldades. Ter medo de não conseguir é super normal. Mas ficar a maior parte do tempo alimentando essa preocupação pode te fazer fracassar. Cumpra as suas metas REALISTAS e foque no seu sonho, no lugar que deseja alcançar/estar e, no caso de não estar bem, acolha o seu sentimento e busque ajuda profissional.
5- Confira o que você aprendeu no dia. Se autogerencie. Analise no final o que estudou, a sua evolução e programe as revisões, perceba o seu avanço e continue seguindo. Não treine questões para acertar, treine para aprender e siga a sua trilha da aprendizagem.
6- Cuide da saúde para ter motivação. Não adianta estudar excessivamente, ficar buscando receitas prontas e métodos infalíveis, não dormir bem e não se alimentar bem. Se você quer estar à frente da sua concorrência, cuidar da saúde é imprescindível. Cuide e alimente a sua grama e pare de olhar a do vizinho. Atente-se também a sua saúde emocional, acolha os seus sentimentos e , se isso estiver afetando a sua vida e estudos, busque ajuda profissional.
Foque em você. Respeite o seu tempo. Na hora certa, sua aprovação vai chegar. Se autogerencie. Você sabe a sua fórmula da aprovação, só não confia.
Confira também: http://vocenalista.com.br/dificuldade-e-disturbios-de-aprendizagem/