Os distúrbios de aprendizagem são visíveis em todas as fases do ensino, em alunos de escolas públicas e particulares.Transtornos de aprendizagem não decorrem de problemas externos no que se refere à educação em si, como falta de estudo, por exemplo. Eles são resultantes de falhas cognitivas, as quais podem prejudicar o desenvolvimento em toda a trajetória escolar caso não haja um tratamento especializado.
Vale dizer que há diversos tipos distúrbios de aprendizagem, que acompanham os alunos até mesmo nas universidades e outras especializações. Portanto, é algo inerente e que precisa ser trabalhado e diagnosticado por uma equipe de profissionais especializada. Sem grilos, pessoal! 🙂
1. Dislexia-
É um dos mais comuns no Brasil.Representa a dificuldade com o universo da leitura. Tem a ver com a capacidade de absorção e entendimento das letras, sílabas e palavras em si.Alguns estudantes podem apresentar lentidão na aprendizagem de novos vocábulos, na escrita e até mesmo na fala.
2. Disgrafia –
Consiste em um transtorno relacionado à aprendizagem formal da escrita. Pode não haver dificuldade em ler, mas na hora de passar para o papel mostram insegurança.Alunos com esse distúrbio geralmente apresentam erros recorrentes de omissão de letras ou palavras, de ortografia e gramática, além de inversão de letras e sílabas.
3.Discalculia –
Relacionado à dificuldade em trabalhar com números. Há diversos graus, que envolvem falhas na organização, classificação e realização de operações numéricas.
4. Dislalia –
A dislalia está ligada a dificuldades e bloqueios na fala. Dessa forma, os alunos apresentam fala confusa, trocam sílabas e sons das devidas letras na língua portuguesa.
5. Disortografia –
Está também relacionada à linguagem, consistindo em falta de motivação para aprender a língua, principalmente escrita e problemas em associar orações, pontuações, acentuações, etc. Envolve sobretudo a insistência em erros gramaticais.
6. TDAH –
caracterizado pela dificuldade em se manter concentrado em atividades corriqueiras, além de inquietação constante e comportamentos impulsivos.
Os profissionais que podem fazer as avaliações e tecer algum diagnóstico mediante a solicitação dos pais e professores são os Psicológos, Psicopedagogos, Neurologistas, Fonoaudiólogo. É importante uma avaliação em conjunto para que o diagnóstico seja efetivo.
Texto de Clara Ribeiro